[ANSOL-geral]Sobre palavras "tabu" e anti-corpos e a caravana a pisar-nos

Jose' Sebrosa sebrosa arroba artenumerica.com
Thu Dec 5 14:28:01 2002

On Thu, 2002-12-05 at 13:05, J M Cerqueira Esteves wrote:

> O recado não era só para uns nem tentava desculpar/apagar o que outro=
> dizem nem exprimir simpatia por escalas de valores bizarras.
> O recado era para todos.
>
> Apenas quis destacar o que as pessoas FAZEM na prática

Vou descer a discussao das nuvens:  O que as pessoas FAZEM na pratica na
direccao da ANSOL e' responder sempre (sempre que eu reparei) que a
ANSOL nao pode apoiar coisas (eventos, iniciativas...) que incluam,
divulguem, whatever, software nao-livre (exemplo: velha discussao sobre
o CD, pouco antes de sair o OpenOffice 1.0 -- a qual, em todo o caso,
teve meritos que nao quero deixar de reconhecer).

Tenho vontade de responder que a ANSOL nao pode
deixar de apoiar coisas (eventos, inciativas...)
que incluam software livre.

Ambas as atitudes sao tecnicamente incorrectas.  A minha "resposta" no
paragrafo acima, pouco grave porque nao tem peso institucional,
destina-se a expor a incorreccao da resposta-padrao da ANSOL -- essa
sim, grave, porque tem peso institucional.

Digo mais:  A minha "resposta" e' mais conforme os estatutos da ANSOL do
que a resposta-padrao da ANSOL, pois os estatutos falam de defender o
software livre (uma atitude positiva) e nao de excluir o nao-livre
(atitude negativa) -- coisa de resto reafirmada, e bem, na primeira
Assembleia Geral.

Mas, se digo que considero que ambas as atitudes sao "tecnicamente"
incorrectas (pois consigo imaginar para ambas casos em que dao asneira),
tambem quero dizer que considero mais incorrecta a atitude-padrao da
ANSOL.  Considero-a mais incorrecta porque e' uma atitude de portas
fechadas e de exclusao.  Prefiro uma atitude de portas abertas e de
inclusao.

> perante as suas
> necessidades independentemente de quaisquer declarações de princípi=
os,
> mesmo quando o "dilema" está muito longe de ser um de vida ou morte
> (neste caso apenas aceder ou não à Internet).  O recado era: a realid=
ade
> tomará conta do assunto, mais tarde ou mais cedo.

E tens toda a razao.  Eu falo porque prefiro que seja "mais cedo", pois
quero evitar as entradas de leao (like in "a gente NUNCA PRECISA de
software nao-livre, HA-HA-HA") e saidas de sendeiro (like in "oops,
afinal a *realidade* mostrou que precisamos...").

         * * *

Voltando ao tema inicial deste thread, ou seja, ao problema de se
gerarem anticorpos, digo que e' a atitude de exclusao que gera
anticorpos.  E' tambem por isso que a atitude correcta e' de aceitacao e
inclusao, sob pena de, `a forca de tudo excluirmos, amanha descobrirmos
que nao sobrou ninguem com pachorra para nos aturar.

Cumps.,
Sebrosa