[ANSOL-geral]Re: [ANSOL-geral]Interpelaca~o `a direcca~o da ANSOL.

Jaime E. Villate villate arroba gnu.org
Wed Dec 4 09:02:02 2002

--Bn2rw/3z4jIqBvZU

[Acentos representados de forma a que sejam visi'veis no arquivo da lista]
=20
Ola' Nuno,
Como na~o pudeste assistir `a assembleia em Marco, queria explicar-te que o
Anto'nio Jose' Coutinho sim assistiu e pediu va'rios esclarecimentos sobre =
os
objectivos da ANSOL e as intenc=F5es da lista candidata `a direcca~o, decid=
indo
preencher o formula'rio de adesa~o. O teu esclarecimento sobre o papel da
ANSOL e a sua relaca~o com o software na~o livre, ja' foi referido na
Assembleia, como podes ver na Acta:

  "A palavra foi dada enta~o ao Anto'nio Coutinho, que defende a democracia=
 na
  Assembleia em que tem de haver lugar para, e uma, oposica~o. Reiterando q=
ue
  existe lugar na Associaca~o apesar de na~o se concordar com as ideias e a
  posica~o da Direcca~o, na qual na~o pode haver uma posica~o de 'esta's ma=
l,
  muda-te ". Conclui falando dos 'fundamentalismos', afirmando que deve de
  haver lugar para liberdades, uma necessidade do juramento ao software liv=
re
  e ao seus pressupostos, deixando o alerta sobre ass atitudes tomadas pera=
nte
  o software Livre. O Joa~o Leita~o, concluiu que os so'cios devem de ser
  interventivos na Assembleia e na~o podem ser exclui'dos da discussa~o. Ja=
ime
  Villate respondeu que na~o tem nada contra quem usa ou na~o usa Software
  Proprieta'rio ou Livre, no entanto defende que o papel da ANSOL e' defend=
er o
  Software Livre com uma posica~o conjunta e na~o individual."

Um abraco,
Jaime

(esclarecimento para Anto'nio Coutinho: "defender o Software Livre" acima
refere-se ao papel da ANSOL perante o dilema software livre vs software
proprieta'rio, e na~o aos objectivos do Porto 2002 nem `a finalidade da ANS=
OL
que esta' descrita claramente na co'pia dos estatutos que lhe foi entregue =
na
Assembleia.)

On Tue, Dec 03, 2002 at 08:52:42PM +0000, Nuno Faria wrote:
> Penso que ha' aqui uma confusa~o que e' importante esclarecer:
>=20
> ANSOL significa Associaca~o Nacional de Software Livre.
> ANSOL NA~O significa Ass. Nac. de Soft. Livre e `As Vezes Quando Da' Jeit=
o De Outro Tipo De Software.
>=20
> Como membro da ANSOL penso que so' a utilizaca~o de software livre deve s=
er defendida. Se a ANSOL aceitasse qualquer outro tipo de software, deixava=
 de ser a ass. de soft. livre em Portugal.
>=20
> Como Nuno Faria, membro da direcca~o do Instituto Piaget Mirandela, respo=
nsa'vel pela informa'tica, sou obrigado a aceitar, por raz=F5es diversas, e=
xclusivamente software Microsoft instalado em todos os computadores da esco=
la (excepto o meu, claro!).
>=20
> Como Nuno Faria, o pecador, por vezes dou por mim a jogar quake... (soft.=
 na~o livre)... ;)
>=20
> Agora, Anto'nio, ve^ se entendes uma coisa. Ningue'm na ANSOL esta' contr=
a a MCP, a eurotux, os outros organizadores do PCT2002, o Anto'nio Cordeiro=
 ou ate' mesmo a Microsoft.
> Todos sa~o bem vindos `a ANSOL desde que, enquanto desempenharem func=F5e=
s da ANSOL, defendam apenas software livre.
> A direcca~o da ANSOL NA~O anda `a caca dos seus so'cios que usam ou ate' =
mesmo produzem software proprieta'rio.
> A ANSOL apenas defende o software livre ponto!
>=20
> Por isso, se achas que a Direcca~o na~o esta' bem escolhida, inscreve-te =
como so'cio e defende a tua posica~o na pro'xima Assembleia Geral.
> Agora acho que na~o deverias hostilisar o Jaime Villate so' porque na~o p=
ercebeste o que ele queria dizer no email que enviou `a MCP ou `a Eurotux.
> Nunca te esquecas que a Direcca~o da ANSOL foi eleita e como tal represen=
ta a opinia~o dos seus associados, eu inclui'do. Chama-se a isto democracia=
> Quanto `a pessoa Jaime Villate em si, duvido que conhecas pessoalmente po=
rque se o conhecesses nunca terias visto segundas intenc=F5es no mail que o=
riginou toda esta confusa~o.
> Sinceramente, acho que deverias participar na pro'xima reunia~o promovida=
 pela ANSOL para perceberes se realmente se vive um espi'rito de "bota abai=
xo" ou de "bota acima" ;)
L.

--Bn2rw/3z4jIqBvZU

--Bn2rw/3z4jIqBvZU--