[ANSOL-geral]Proposta d e criação de Grupo de Trabalho

J M Cerqueira Esteves jmce arroba artenumerica.com
Mon Apr 29 20:23:01 2002

* Jose' Sebrosa <sebrosa arroba artenumerica.com> [2002-04-29 19:56 +0000]:
> O *objectivo principal* é a divulgação de software alternativo ao dominante e
> "mais livre" do que ele.  Um objectivo secundário é a divulgação de software
> "absolutamente" livre.  É importante ter presente esta ordem de prioridades:  A
> primeira prioridade não deve ser prejudicada em favor da segunda.

Tens um problema imediato com algum software eventualmente "mais
livre" mas que não é software livre: tem que ser pelo menos
"suficientemente livre" para poder ser distribuído como propões a
seguir...  No fim, talvez o mais simples seja mesmo restringir a
software livre para evitar as complicações legais e múltiplos
contactos com cada autor/empresa... E por outro lado também porque a
ser iniciativa com "etiqueta" da ANSOL seria estranho aparecer, por
exemplo, material shareware (e, especialmente irritante, shareware do
género crippleware ou annoyware, se é que ainda há shareware sem ser
deste...).

Lembro-me por exemplo do Kermit (não sei como é agora a licença);
se me lembro bem, podia ser copiado livremente desde que não se
cobrasse nada ao passá-lo a outra pessoa.  Isso impedia a inclusão em
qualquer CD que se vendesse... e na Debian acabava por ter de ir parar
ao conjunto "non-free".

De qualquer forma, suponho que há uma dose de goodies livres livres
q.b. para captar o interesse de alguns utilizadores Windows.