[ANSOL-geral]As Licenças e os Copyrights:Vantagens e Perigos

Lopo de Almeida lopo.almeida arroba sitaar.com
Thu Apr 25 19:15:02 2002

Vêem como um forum dá mais jeito. Este thread já está a ser discutido em
três ou quatro partes e está a ficar uma salganhada :-(

Respondendo agora ao Rui :-)

Não é nada a mesma coisa.

1. Se eu assinar a NDA está lá escarrapachado tudo e além disso a Microsoft
não se arroga própriamente de estar a pôr o seu software em Open Source.

                            SHARED != OPEN

2. Pensei que a GPL e outras fossem para impedir os maus actos de todas as
partes.

<PARENTESIS>

Penso que aqui surgiu alguma confusão com o "caso" do Bug Mall. Eu nunca
colaborei no projecto.

Eu soube de que o projecto estava a ser desenvolvido com a GPL através da
eMarketeer (segundo informações que lhes tinha sido dadas pela própria Bug
Software) e como estava insatisfeito com os programas de eCommerce GPL com
que tinha começado a colaborar (porque como precisava de um para mim achei
que era melhor ir ajudar outros a evoluir do que começar a partir pedra
sózinho) fui lá vêr como estava e em que podia ainda colaborar.

A discussão começou porque achei que eles estavam a usar o trabalho e boa
vontade de outros (e não o meu) para afinal estarem a produzir um programa
fechado. Este programa é em PHP por isso não há binários nem fontes; é tudo
a mesma coisa.

Ao reclamar eles (Bug) confirmam que deixou de ser GPL (e não que a nova
versão passou a ser ~GPL, o que é muito diferente) até porque a maior parte
do código (e não todo) foi feito por eles.

O problema não é a quantidade de programa que foi feito por outros mas sim
saber até que ponto se pode confiar.

</PARENTESIS>

3. Se eu te emprestar dinheiro é porque te conheço pessoalmente, sei onde
moras, posso partir-te a cara se não mo devolveres (esta é a brincar). Ou
então estou a dar-te uma esmola que talvez um dia inesperadamente venha a
receber de volta. Ou ainda, já sei que tu és um grande caloteiro mas como
tenho pena de ti digo-te que é emprestado para não te acabrunhar mas estou
na verdade a dar-to.

Isto não se passa nos projectos GPL, especialmente nos que têm como ambiente
a internet. Aí (internet) só posso ter a confiança expressa que a licença me
garantir e nada mais. Ou então estou a contribuir com código Public Domain
para uns tipos que nem conheço de lado nenhum.

-------------------

E dizer - como disse aqui alguém que não me lembro - que para garantir que
um projecto vai continuar GPL só endossando o Copyright para a FSF é
rídiculo, torna desnecessário que exista a Licença (a Fundação já se obriga
a cumprir essas normas) e não é expresso em lado nenhum dentro e fora da
comunidade.

Tive um certo espanto ao verificar que mesmo na ANSOL há tantas
"interpretações" diferentes da mesma coisa 8-|
E ainda só começamos a falar da GPL. Acho mesmo que estamos a precisar de
uns seminários internos sobre todas estas questões, não acham? Pelo menos a
maioria de nós :-(

Ou então a licença GPL tem de ser modificada passando do seu teor centrado
no Criador/Autor para um teor centrado no Criador/Autor +
Contribuinte/Autor. Porque, pelo que percebi, esta licença foi feita para
proteger o Autor inicial de que alguém lhe abarbatasse o código ou não o
"passase ao próximo" e/ou fizesse um programa pseudo-proprietário,
baseado-se num certo naiívismo de que os Autores iniciais eram todos "bons
rapazes".

Agora vai ser necessário pensar, acho eu, que o Autor inicial é um pulha e é
preciso proteger também os outros Contribuintes que até podem ser "bons
rapazes". Com este "boom" cada vez maior do Software Livre vai ser mesmo
necessário limar muitas arestas, o que até é natural.

Bom! Por hoje chega de trabalho e de conversa. Vou v~er se ainda apanho uma
nesga de sol antes que se ponha.

1 abraço,

Lopo