[ANSOL-geral]As Licenças e os Copyrights:Vantagens e Perigos

Lopo de Almeida lopo.almeida arroba sitaar.com
Thu Apr 25 17:09:02 2002

----- Original Message -----
From: "João Miguel Neves" <joao arroba silvaneves.org>
To: "Lopo de Almeida" <lopo.almeida arroba sitaar.com>
Cc: "Lista ANSOL Geral" <ansol-geral arroba listas.ansol.org>
Sent: Quinta-feira, 25 de Abril de 2002 16:23
Subject: Re: [ANSOL-geral]As Licenças e os Copyrights:Vantagens e Perigos

> Então não é Software Livre, nem licenciado sob a GPL. Qual é o problema?

Ou não lestes os emails ou não me estou a fazer compreender.

    1. O programa ERA GPL
    2. O programa AINDA ERA GPL mas deixou de ter download.
        Passou a ser pago. Mas ainda havia acesso a CVS
    3. O acesso CVS foi cancelado a novos colaboradores
    4. Até AQUI AINDA DIZIAM QUE ERA GPL
    5. Deixou de haver qualquer menção a GPL

Percebeste. Quando deixou de ser GPL já não tinha acesso a ele há algum
tempo.
Como ainda por cima este é um programa de eCommerce não costuma ser
recolhido de outra forma.

Mas a conversa já não me interessa. Eu só quis fazer aqui um ponto.
Na verdade alguém pode, subtilmente, passar de GPL para ~GPL sem tu te dares
conta.

Outro caso: O XBMForum.

Eram 4 maduros os donos do site. Havia mais de 40 tipos a programar. Tudo
GPL.
Os maduros chatearam-se e pura e simplesmente desapareceu o site do ar
durante algum tempo.

Como os contactos do grupo de desenvolvimento eram através do site foi-se
tudo.

Agora já existem dois projectos o XMBForum e o devBB.

Percebeste a problemática agora ou não!?

O PROBLEMA É QUE A MENSAGEM QUE É PASSADA À MAIOR PARTE DA MALTA É UMA E A
REALIDADE É OUTRA.

QUANTOS É QUE TU JULGAS QUE VÃO LÊR TODA A INFORMAÇÃO NO SITE DA FSF?
NÃO SERÁ UMA OBRIGAÇÃO DA FSF (e ANSOL também) PASSAR BEM ESTA INFORMAÇÃO?
NÃO SERÁ IMPORTANTE E URGENTE ALERTAR PARA OS PERIGOS?
É MELHOR SÓ DIZER QUE ISTO É MUITO BOM E QUE TODOS TEMOS ACESSO AO CÓDIGO E
ETC, ETC, ETC... MAS QUANDO DÁ "BOTA" VIREM COM RESPOSTAS DESTAS?

Com este tipo de situações a acontecer com cada vez maior regularidade
teremos de concordar com os mais cépticos que dizem que este modelo de
desenvolvimento não tem futuro.

Outro caso: O Quanta+

Dois dos autores/iniciadores do projecto decidiram e levaram a sua parte
para um pacote comercial, com o consentimento dos outros dois (mas não dos
inúmeros outros "parvos" que colaboraram com eles).

Ao questionar "pessoalmente" um dos restantes sobre se eles (os restantes
proprietários do (c)) não iriam fazer subitamente o mesmo, porque não me
estava mesmo nada a apetecer estar a gastar horas do meu trabalho para
depois eles o tornarem fechado e comercial.

Resposta: "Tens a minha garantia que isso nunca acontecerá."

É para rir não? Tomando em conta as tuas explicações, como é que a garantia
dele me há-de valer alguma coisa, queres explicar-me?

Não é para responder, ok. Acho que a conversa já vai longa e acho que o que
era importante era algumas medidas esclarecedoras das massas.

1,

Lopo

PS: Bom feriado e bom descanso.
PS2: Peço-te que não mandes para mim e para a lista que só me duplica os
emails recebidos.
        Manda só para a Lista, por favor. Obrigado.