Eu gosto mais desta... Re: [ANSOL-geral][ADVOCACY] Judge blocks route to GPL legal test case

Jaime E . Villate villate arroba gnu.org
Wed Apr 24 08:02:10 2002

On Tue, Apr 23, 2002 at 12:11:21PM +0100, Lopo de Almeida wrote:
> Mais! Eu até mandei um email para a FSF e a resposta foi muito ambigu=
a e
> fez-me vêr o que tenho dito já nesta lista é realidade. Espero qu=
> entretanto eles tenham mudado de estilo.
A menos que tenhas escrito directamente ao presidente, vice-presidente ou
advogado da FSF, o teu pedido pode ter sido respondido por algum dos
voluntarios que, como eu, tentamos ajudar à FSF mas não temos a mesma
autoridade para dar boas respostas.

>             SERÁ QUE A FSF VAI DEFENDER (OU AJUDAR) TODOS OU SÓ OS =
GRANDES

> Sim! Porque a MySQL AB não é própriamente o Lopo ou o João, nã=
o é verdade?

MySQL AB foi ajudada não por ser grande, mas por ter cedido previamente o seu
copyright à FSF. Se tu ou o João seguirem o trámite legal para ceder o vosso
copyright à FSF, podes ter a certeza que serão defendidos na mesma
forma. Quando a FSF não é o "copyright holder" o seu advogado não pode
fazer nada.

> Esperemos que o tempo não me dê razão e a FSF não se demonstre =
ser uma
> organização de defesa das GRANDES MULTINACIONAIS, que embora do Sof=
tware
> Livre, não deixam de o ser.
Em varios casos a FSF já defendeu indivíduos ou grupos
pequenos. O que acontece é que sempre tentam resolver o assunto amigavelmente
e sem o tornar público. Neste caso o dinheiro em jogo era muito e por isso o
infractor recusou uma solução amigável e julgo poder contratar um advogado
suficientemente bom para ganhar o caso.

Jaime