Explicando o... Re: Eu gosto mais desta... Re: [ANSOL-geral][ADVOCACY] Judge blocks route to GPL legal test case

André Esteves aife arroba netvisao.pt
Tue Apr 23 01:39:01 2002

Em Terça, 23 de Abril de 2002 00:54, escreveste:
> [...]
> na
> sua empresa já andam a pedir ao banco o dinheiro para o Ferrari (pobres
> almas... que se enganam a elas próprias), e que não faltam neste pobre país
> de "empresas" e "jovens empresários" e fundos europeus (infelizmente só
> temos
> uma pseudo-cópia corporativa e católica da moralidade empresarial
> protestante...pelo que a revolução industrial nunca por cá passou... e
> avançamos logo para os serviços de coisa nenhuma...)."
>
> Esta é muito profunda e custa-me compreender aonde queres chegar ;-)

Estou a ser cínico... muito cínico e a dar um nome á cultura empresarial
portuguesa...

> pseudo-cópia corporativa e católica da moralidade empresarial
> protestante...

Imagina que neste momento existe uma associação de empresários católicos e
amigos que paga a um Sr.Espada e financia-lhe uma revista para reescrever "A
ética protestante e o espírito do capitalismo" do Max Weber, de modo que o
catolicismo tb possa ser considerado uma força apoiante do capitalismo...
Até parecem um partido comunista, com um ideólogo de serviço.

Coitados... Têm escrúpulos... e consciências carregadas perante nosso senhor
e a virgem... mas não vão a lado nenhum porque não têm produtividade... só
conseguem ser uns empata-fodas e manter o status quo...

> [...]
> interessados em começar empresas baseadas em software livre?"
>
> E há! Está é escondida... e digo-te que tem pouco uso (ou nenhum). O
> pessoal também está todo nesta e prefere discutir as coisas por aqui mesmo.
>  ;-)
>
> Além de que a ANSOL não tem, para já, uma politica face às empresas que se
> querem dedicar (ou já dedicam) ao Software Livre. Quer dizer... uma bem
> estabelecida e programada ;-)
>
> E agora também temos outros problemas mais graves (EUCD, etc) que se não
> cuidarmos rápidamente não vai haver Software Livre para que existam

A impressão que me cresce é que estamos a fazer um combate mal preparado...
Quando se vai falar com um ministro ou um partido é necessário ter peso! Ou
seja, precisamos de pessoas, muitas pessoas ou interesses que eles não
queiram chatear... É assim que ouvem uma CIP, AIP, AEP, SGTP, UGT, A Abraço,
A Liga das mulheres para a Temperança, O Circo Cardinali, etc, etc.

Um político e o seu grau de "empenhamento" dependem sempre do que ele
raciocina: o que posso ganhar/perder com isto, quem é que eu incomodo/agrado
com isto...

Não se pode ir com argumentos económicos ou patrióticos, filosofia, ética ou
que seja. Isso não têm o menor valor para eles. No mínimo servem á posteriori
para publicamente se manifestarem e/ou utilizarem como propaganda/argumento.

É assim que, na minha opinião, o processo de filiação de sócios e o
aparecimento de empresas são CRÍTICOS e ESTRATÉGICOS! (desculpem-me o
berro...)

O EUCD é muito grave. Muito, muito grave!

Os dossiers são muito importantes, mas arriscamo-nos a nem sequer ser
considerados relevantes...

Um abraço,

André Esteves