[ANSOL-geral]Where's the source?

Lopo de Almeida lopo.almeida arroba sitaar.com
Mon Apr 15 18:43:01 2002

FSF asks Lindows, "Where's the source?"
http://newsforge.com/article.pl?sid=02/04/11/148251

    - Tina Gasperson - Bradley Kuhn, vice president of the Free Software
    Foundation, says the organization is contacting LindowsOS
    representatives because the company has not included source code with
    its "sneak preview" releases. Lindows CEO Michael Robertson says his
    company will comply with the GPL when the product is released to the
    public.

-----------------

Este e o recente caso relacionado com o MySQL são alguns dos problemas que
me preocupam com a efectiva força que um qualquer pequeno programador GPL
tem para conseguir obrigar grandes empresas (ou mesmo médias), especialmente
as sediadas em outros países, a cumprir com os seus desejos de partilha do
código.

Um bom exemplo seria: um qualquer programador chinês, e na China, cria um
programa comercialmente apetecível sob a licença GPL (ou outra qualquer com
o mesmo espirito) e uma corporação "rouba" o código e usa-o numa sou
aplicação... mas coloca tudo proprietário. Como pode o desgraçado chinês (ou
em vez da China podemos usar um país que não tenha relações diplomáticas com
os EUA) fazer valer os seus direitos?

-----------------

Ainda em relação às recentes medidas legislativas da Alemanha, sem levantar
muita polémica:

1. Para refutar a minha questão o João Neves diz que a Lei do Copyright é
quase igual para todos, por isso não interessava para nada termos a tais
medidas para estudo. Ok! Tudo bem...
2. Mas logo a seguir disse que não era necessário para nós porque se
referiam a uma particularidade da Alemanha.

Bom! Em que ficamos. Eu fiquei sem perceber se a nossa lei, nesta área, é
igual sequer à dos outros países da CE, quanto mais ao resto do mundo (os
que têm os mesmos acordos) !?!

1. Se é igual então devemos implementar as referidas alterações na nossa
própria Legislação, porque se a deles não tinha a nossa também não tem.
2. Pelos vistos sempre existem particularidades que convém estudar e
comparar. Há a certeza que a nossa Legislação não sofre do mesmo problema
que sofria a da Alemanha?

E quanto mais não seja, eu acho que deviamos ir criando um repositório de
Acções Legislativas efectuadas nos outros países para juntar ao "dossier
político". Isto é só uma opinião. Eu acho que é sempre melhor apresentar as
coisas com exemplos, mesmo que não se apliquem directamente ao caso que
estudamos.

No caso do Software Livre não serve de nada dizer que é bom sem exemplos. Na
Legislação também não devem fazer mal nenhum à nossa acção, pelo contrário.

Já agora... aqui fica outra notícia interessante.

Why Linux made inroads at financial institutions
http://newsvac.newsforge.com/article.pl?sid=02/04/12/1755231

    Anonymous Reader points out an article that was published at FT.com:
    "When the loss of about 1,000 computer servers in the World Trade
    Center attacks put Lehman Brothers in the market to buy millions of
    dollars of systems, it looked at a slightly unorthodox option: Linux,
    an operating system that is as noteworthy for its speed as for the fact
    that its source code is free. Now that it has tested a Linux system
    in-house, Lehman plans to replace ...

1[],

Lopo