[ANSOL-geral]Regulamento do Logotipo

Lopo de Almeida lopo.almeida arroba sitaar.com
Thu Apr 11 00:18:01 2002

Viva,

Agora já estou mais esclarecido. desculpa, mas eu não pude ir à AG ;-)

Então isto não é um "Concurso para um Logotipo" e sim um "Concurso de
Ideias".
É bom que isso fique claro no regulamento. Para mim não estava e por isso
achei necessário ser mais específico.

Se depois o logotipo pode ser modificado (e será, pois quem o refizer fará
alterações e/ou poderá ser decidido fazer alterações pela própria ANSOL)
qual é o significado de dizer que foi "fulano" a criar o logotipo?

A ideia final até pode nem ser a dele e sim uma "baseada" na dele. Será uma
autoria "meio" falsa, não achas?

É assim como que dizer que o phpAdsNew é da autoria dos mesmos que criaram o
phpAds.
O programa foi todo re-escrito e actualmente já pouco têm a vêr um com o
outro, excluíndo a ideia inicial.
Ou o que parece que vai ser o novo Klyx, que nada tem a vêr com o antigo.

Mesmo o conceito de "Concurso de Ideias" (muito usado na arquitectura)
implica que o autor da ideia vencedora depois efectua o desenvolvimento da
mesma, por vezes com resultados algo distantes da ideia inicial que venceu o
concurso.

Por isso é bom que isto também fique bem explicito no Regulamento: o Autor
da ideia vencedora pode vir ou não a efectuar as alterações que a ANSOL
entender necessárias e nesse caso deve ser notificado para saber se pretende
que o seu nome continue associado à ideia final ou não.

Digo isto porque foram áreas (artes gráficas e arquitectura) a que estive
ligado alguns anos e sei como funciona.
Mesmo que os autores das ideias não sejam profissionais do ramo, o
regulamento deve tentar sê-lo. Até para evitar chatices futuras, não achas?

---------------------

Quanto às fontes TrueType... acho que os WindowManagers do Linux e o XFree86
já as "trabalham" bem e o MS Windows é essencialmente baseado nesse tipo de
fontes. Se se pretende que os autores também possam ser oriundos de
ambientes Microsoft então deve-se poder usar as TrueType, salvaguardando que
sejam "Free" (i.e. sem "Royalties") e que as enviam em anexo ao trabalho.

Eu enviei alguns links para sites que as têm às carradas. É só procurares.
Tens ainda o FontFreak (http://www.fontfreak.com) que tem muitas fontes
Freeware.
E em http://www.top20free.com/fonts.html?1 tens uma lista de sites que têm
fontes grátis.

Grátis não quer dizer sem autor, ou que se lhes possa efectuar alterações e
manter o nome da Font. Ou que se possa remover o nome do Autor. Ao contrário
do software, se alterares a fonte "A" ela deixa de ser a font "A" e passa a
ser uma variante da "A" ou uma nova "B". É assim que se consegue que existam
tantas fontes parecidas, mas não iguais :-)

As licenças da FSF também são uma forma de Copyright para proteger os
interesses e vontade do autor do programa e/ou do autor de documentação.

Mandei também para a Lista porque penso que era também essa a tua ideia:
manter a conversa no grupo. Às vezes também me acontece que ao responder me
esqueço que é preciso alterar o destinatário ;-)

1 abraço,

Lopo