[ANSOL-geral](NOTA: ) Actualização da lista de software

Lopo de Almeida lopo.almeida arroba sitaar.com
Wed Apr 10 17:01:01 2002

On Monday 08 April 2002 22:54, André Esteves wrote:
> Caros membros da lista,

> Neste momento foi procedida a uma actualização da lista de software livre
> português. Mais 5 entradas foram introduzidas, e houve correcções e
> rectificações várias.

> A próxima fase será a de criação de uma secção de projectos participados.

Boa.

> Creio que há pelo menos um projecto de referência de que existe um
> contribuinte de referência: O Klyx pelo António Abílio Matos.

O Klyx está parado. Não será o Lyx?

> O Nuno Sucena escreveu-me que também participa no desenvolvimento do
Abiword.
> [...]
> levantar a questão que de de seguida vos apresento...

> Preciso de ter um critério objectivo e claro para selecionar as entradas
> nesta secção de projectos participados por portugueses.

> Não quero desatar ás turras por alguém achar que devia estar lá, ou ser
> acusado de reizinho, autoritário, manipulador, proprietário ou qualquer
outro
> adjectivo fascizante... : )

> Propostas para o critério de entrada na secção de projectos livres
> participados?

> Os vossos comentários/opiniões/esclarecimentos, por favor.

Ora bem! A questão da participação num projecto faz levantar algumas
questões interessantes, sendo a principal a da definição do que é a
colaboração num projecto de Software Livre.

Se bem me lembro em quase todos os projectos temos pelo menos cinco áreas:

    1.    Análise e definição da estrutura do programa
    2.    Desenvolvimento (a programação da coisa própriamente dita)
    3.    Equipa de teste
    4.    Documentação
    5.    Localização do programa

Todas as pessoas que trabalham numa destas cinco áreas são importantes e
penso que tu estavas a reduzir tudo a uma mera listagem de programadores.

Penso que se podia fazer a lista com vários campos:

    1. Nome do Programa
    2. Tipo de Programa (Office, WindowManager, Utilitário, Kernel, etc)
    3. URL do programa
    4. Nome do colaborador
    5. Contacto (se ele quiser)
    6. Área de Colaboração (uma das cinco mais acima)

Só para te dar um exemplo:

    Eu sou o tradutor para Português de Portugal do:

        1. phpAdsNew
        2. Achievo
        3. phProjekt
        4. e de mais uns quantos...

    Mas não produzo uma linha de código, puro e duro.
    Isso não faz de mim um colaborador de projectos GPL?

Pensa no assunto ;-)

1,

Lopo