[ANSOL-geral] slp - software livreportuguês

Lopo de Almeida lopo.almeida arroba sitaar.com
Mon Apr 8 19:03:01 2002

Viva,

Em relação à Caixa Mágica eu só queria dizer uma coisa:

    1. Eles poderiam fazer precisamente algo que resolveria esse problema
das Licenças.
        1.1. Criam uma mini-distribuição (ou ecónomica) que só tem o
Software Livre
        1.2. Criam outra que traz os CD's com os outros programas

A Conectiva tem um esquema semelhante. Outras também devem ter, acho eu.
A distro "Ecônomica" da Conectiva só tem dois CD's: um com os binários e
outro com os sources e os docs.

Depois têm outras distros em "caixinha" com os manuais impressos, os 2 CD's
básicos, outros CD's com software com várias licenças. e UM CD SEPARADO que
contém o StarOffice. Acho que o StarOffice que virá com a Caixa Mágica
também é neste formato de CD separado!? Esclarece-nos Paulo ;-)

Assim a distro "Caixa Mágica" pode aparecer na lista SLP:

Opção 1.    Caixa Mágica (versão Económica)
                   Licença GPL

Opção 2.    Caixa Mágica (versão desktop e servidor)
                   Licença GPL e outras

Simples não? Assim não se excluia um projecto que achamos muito importante.

Eu posso ter algumas criticas a algumas coisas relacionadas com a CM mas
neste caso acho que é injustificado ostracizar um verdadeiro esforço
meritório de toda a equipa da Caixa Mágica. Se eles fizerem a distinção
acima óptimo, se não acho que se pode colocar sempre a opção 2. que se
encontra acima. Não se pode é dizer que é somente GPL e criar um problema
futuro nas mentes menos esclarecidas.

O que ainda não percebi é de quem é a distro, i.e. o seu copyright e o
direito a definir o seu futuro caminho:

    1. se da Universidade,
    2. se do ADETTI ou,
    3. se do Paulo T. e al..

Nesta área, como é algo habitual no nosso país, há alguma nebolusidade.

Gostava mesmo de saber se não estaremos perante um novo caso de "SAP(O)"ite
em progresso :-(

É que eu, como empresário e contribuinte, já ando a começar a ficar um
bocado farto de andar a descontar impostos para depois alguns senhores
fazerem grandes negócios à custa do "aproveitamento" de certas facilidades
institucionais :-[

1[],

Lopo