[ANSOL-geral]Um Dilema na lista de software livre...

André Esteves aife arroba netvisao.pt
Mon Apr 8 00:13:01 2002

Caros membros da lista,

queria vos expor a um dilema em que me encontro... Como sabem, fiquei
responsável por construir uma página com os projectos de software livre
portugueses.

No entanto, para sermos justos com a realidade, encontramos muitas pessoas
que têm dado muito ao software livre, programando proficuamente, mas em
projectos que não tiveram um ínicio nacional.

Mais, muitos projectos começam por portugueses mas acabam (como é natural no
ciclo de qualquer projecto), em passar o testemunho para outras pessoas, que
não são portuguesas. Será então válido considerar estes projectos
portugueses?

O que põe em questão a própria vontade de classificar os projectos de
"portugueses" e a razão da própria lista. Afinal a particpação é
multinacional e sempre julgada pelo seu mérito.

O que a lista de software livre português deve reflectir?

A minha "visão" pessoal, é que é importante existir uma lista de software
(com um certo caracter nacionalista, :( ), pela simples razão que este é o
nosso contexto cultural e nele devemos mostrar que não é por nascermos e
crescermos nele (e dos problemas dele) que não deixamos de conseguir criar
projectos únicos, com valor e de desafio técnico. (que acaba por ser na minha
perspectiva um hino á iniciativa e força do índividuo).

Mas aí esquecemo-nos de outros que se calhar contribuiram com muito mais
código e tempo, mas que por não terem iniciado um projecto, não são incluídos
na lista.

Para então, sermos completos, creio que deviamos fazer um directório de
programadores portugueses de software livre.

A inscrição seria voluntária, mas qual seria a informação relevante a pôr?
Currículo? Os projectos e a importância do seu código?

Creio que tb os inscritores poderiam apresentar a sua disponibilidade para
fornecer serviços (programação, consultadoria) na área do software livre, o
que seria mais um fomentador da criacção de um mercado de software livre.

Existem outras hípoteses, tais como criar uma secção ou lista de projectos
participados por portugueses.

Tal pode até não ser contraprodutivo, pois se dois developers vivem perto,
sempre podem conhecer-se e daí resultar mais e melhor código, ou novas
participações...

A vossa opinião/comentário/proposta

Um abraço,

André Esteves