[ANSOL-geral] Certificados e afins

Bruno Filipe Marques bmarq arroba elect.estv.ipv.pt
Fri, 26 Oct 2001 10:47:15 +0100

--------------309A537EA28B05D16AB9DE34

Rui Leite wrote:

> O Rúben abordou, e bem, o tema da encriptação e autenticação de dados.
> No que toca aos certificados sinceramente não sei qual a exequibilidade da ideia do certificado da FSF mas à falta de um desses deveria haver um da ANSOL.
>
> Uma coisa que tinha comentado com o Rúben era a utilização de PGP na assinatura e encriptação das mensagens aqui da mailing-list. Na primeira reunião tinha-se "decidido" o uso do PGP para assinarmos as mensagens mas são poucas as pessoas que o fazem. Não sei se as que não o fazem não têm chave ou não souberam disto.

> [...]

Apesar de estar um pouco inactivo, devido a afazeres profissionais q m têm tomado algum tempo, não deixo de ler e, de qqr forma, participar nas discussões que se têm gerado.
Bem sei que se procedeu à troca de chaves digitais na nossa primeira reunião, e quem não é filho de boa gente, não se sente. Quero eu dizer com isto que sou uma das pessoais que não tem assinado as mensagens enviadas para a lista: talvez por comodidade, e realmente de momento não ter muito tempo para ler documentação e
instalar e configurar o MUTT, e utilizar somente o Netscape (que penso não poder permitir assinaturas digitais, e se estiver errado, por favor digam-me como, pois tenho o problema resolvido).

Por mim e contra mim falo, mas penso que não serei o único a estar o suficientemente esclarecido na utilização EFECTIVA do PGP.
Penso que até deveria ser necessária uma sessão especialmente dedicada a esta questão onde, para além de conhecermos pessoalmente "as novas caras" que se têm juntado, pudessemos trocar todas as chaves.

Outro assunto com que me deparo é talvez o que muitos de  nós, como percutores da ANSOL, nos iremos defrontar:
Fui aborado por uma Empresa da zona de Seia (Serra da Estrela ) ;-)  que, por problemas financeiros não está para pagar licenças de utilização de software. Falo evidentemente do Suite Microsoft Office. O responsável pela área económica, apesar de ser familiar meu, falou-me estar a pensar em utilizar o StarOffice, o que
eu encorajei. A questão pôe-se efectivamente em questões legais, isto é, pode a empresa ter internamente uma cópia do StarOffice em cada máquina, sem ter que pagar alguma "Royalty" à SUN ? Isto porque Eu não quero ser responsabilizado se aparecer algum Fiscal das Actividades Económicas.

Falei com um outro amigo que é fiscal das AE, analisámos o License Agreement da Sun, e disse-me que a empresa poderia ter sem problemas o software instalado, desde que posssuíssem , para algum caso de dúvida,  a mesma licença.

Como vêm, encontro-me perante questões legais, já que um diploma remete para outras leis americanas que desconheço.
Será que alguém me podia dizer, se sim, ou se não posso incentivar a empresa a instalar o StarOffice ?

Cumprimentos,
A+

Bruno F. Marques

P.S. Já agora, não se esqueçam que  podem contar comigo para qqr coisa, embora esteja limitado a nível espacial e temporal.

--
         |_"""_|
         (O) (o)

--------------309A537EA28B05D16AB9DE34

<!doctype html public "-//w3c//dtd html 4.0 transitional//en">
Rui Leite wrote:
e autentica&ccedil;&atilde;o de dados.
da ideia do certificado da FSF mas &agrave; falta de um desses deveria
haver um da ANSOL.
de PGP na assinatura e encripta&ccedil;&atilde;o das mensagens aqui da
mailing-list. Na primeira reuni&atilde;o tinha-se "decidido" o uso do PGP
para assinarmos as mensagens mas s&atilde;o poucas as pessoas que o fazem.
N&atilde;o sei se as que n&atilde;o o fazem n&atilde;o t&ecirc;m chave
ou n&atilde;o souberam disto.
algo: uma vez que nem todas as pessoas t&ecirc;m as chaves no mesmo servidor,
ou nem a t&ecirc;m num servido p&uacute;blico, ser&aacute; que deveria
haver uma sec&ccedil;&atilde;o na p&aacute;gina onde estivessem dispon&iacute;veis
as chaves p&uacute;blicas dos colaboradores / membros?

q m t&ecirc;m tomado algum tempo, n&atilde;o deixo de ler e, de qqr forma,
participar nas discuss&otilde;es que se t&ecirc;m gerado.
primeira reuni&atilde;o, e quem n&atilde;o &eacute; filho de boa gente,
n&atilde;o se sente. Quero eu dizer com isto que sou uma das pessoais que
n&atilde;o tem assinado as mensagens enviadas para a lista: talvez por
comodidade, e realmente de momento n&atilde;o ter muito tempo para ler
documenta&ccedil;&atilde;o e instalar e configurar o MUTT, e utilizar somente
o Netscape (que penso n&atilde;o poder permitir assinaturas digitais, e
se estiver errado, por favor digam-me como, pois tenho o problema resolvido).
a estar o suficientemente esclarecido na utiliza&ccedil;&atilde;o EFECTIVA&nbsp;do
PGP.
especialmente dedicada a esta quest&atilde;o onde, para al&eacute;m de
conhecermos pessoalmente "as novas caras" que se t&ecirc;m juntado, pudessemos
trocar todas as chaves.
n&oacute;s, como percutores da ANSOL, nos iremos defrontar:
que, por problemas financeiros n&atilde;o est&aacute; para pagar licen&ccedil;as
de utiliza&ccedil;&atilde;o de software. Falo evidentemente do Suite Microsoft
Office. O respons&aacute;vel pela &aacute;rea econ&oacute;mica, apesar
de ser familiar meu, falou-me estar a pensar em utilizar o StarOffice,
o que eu encorajei. A quest&atilde;o p&ocirc;e-se efectivamente em quest&otilde;es
legais, isto &eacute;, pode a empresa ter internamente uma c&oacute;pia
do StarOffice em cada m&aacute;quina, sem ter que pagar alguma "Royalty"
&agrave; SUN ? Isto porque Eu n&atilde;o quero ser responsabilizado se
aparecer algum Fiscal das Actividades Econ&oacute;micas.
o License Agreement da Sun, e disse-me que a empresa poderia ter sem problemas
o software instalado, desde que posssu&iacute;ssem , para algum caso de
d&uacute;vida,&nbsp; a mesma licen&ccedil;a.
que um diploma remete para outras leis americanas que desconhe&ccedil;o.
posso incentivar a empresa a instalar o StarOffice ?
contar comigo para qqr coisa, embora esteja limitado a n&iacute;vel espacial
e temporal.
<pre>--&nbsp;
&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; |_"""_|
&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; (O) (o)
+----oOOO--(_)--OOOo------=| <A HREF="http://www.estv.ipv.pt/PaginasPessoais/bmarq">http://www.estv.ipv.pt/PaginasPessoais/bmarq</A> |=---+
&nbsp; LINUX, Mais do que um S.O., uma Paix&atilde;o !</pre>
&nbsp;</html>

--------------309A537EA28B05D16AB9DE34--