[ANSOL-geral] To be or not to be...

Vasco Figueira figueira arroba europe.com
Fri, 26 Oct 2001 01:57:22 +0100

Viva,

Jaime E . Villate wrote:

> ouviram falar da ANSOL, acredito. E acho bem que a lista de pessoas propostas
> pelo Vasco sejam convidadas pessoalmente a participarem.

Mais um mailzinho a todos os departamentos de informática das
(principais) universidades portuguesas, a algumas empresas que sabemos
trabalharem com software livre, etc, etc, etc...

> Mais uma vez, se calhar essa reunião poderia ser feita por via electrónica?

A Assembleia? Não. A assembleia tem de ser presencial.

> Será que logo no início já temos que rever os estatutos? O melhor será então
> deixá-los mais gerais para que as possíveis alterações possam ser inseridas no
> regulamento interno, sem ter que passar pelo notário e Diario da República
> novamente.

Ah, um pormenor importante:

Os estatutos e o regulamento interno podem ser aprovados no mesmo dia da
eleição dos órgãos sociais, mas forçosamente *antes* da eleição.

Convinha também que não se elegesse ninguém antes de termos os estatutos
novos com as medidas anti-takeover aprovados. Mesmo que ainda não tenham
sido publicados em diário da república, convinha estarem aprovados pela
assembleia, quanto mais não seja, no minuto anterior.

Assim os pontos de ordem da Assembleia seriam algo como:

* Abertura e apresentação do trabalho já feito (Comissão Instaladora)
* Apresentação à mesa das propostas de estatutos.
* Apresentação da(s) proposta(s) de estatutos pelos seus proponentes.
* Discussão plenária das várias propostas.
* Pausa para café. :-)
* Votação das propostas de estatutos.
* Apresentação à mesa das propostas de regulamento interno.
* Apresentação da(s) proposta(s) de RI pelos seus proponentes.
* Discussão plenária das propostas de RI.
* Votação das propostas de RI.
* Pausa para refeição. :-)
* Apresentação das listas de candidatos aos órgãos sociais à mesa [1].
* Apresentação da(s) lista(s) candidata(s) ao Órgão fiscalizador.
* Breve discussão.
* Eleição do órgão fiscalizador.
* Apresentação da(s) lista(s) candidata(s) à Mesa da Assembleia Geral.
* Breve discussão.
* Eleição da Mesa da Assembleia Geral [2].
* Apresentação de cada um dos proponentes ao órgão executivo [3].
* Discussão plenária.
* Eleição dos membros do órgão executivo.
* Anúncio dos resultados e tomadas de posse.
* Eventuais discursos.
* Encerramento.

* Jantar algures num restaurante que alguém indicará, bem servido e
regado com boa-disposição.

[1]: No caso de os estatutos definirem um conselho executivo em vez de
direcção, não se apresentam listas, mas sim individuais. SNMEngano.
[2]: Não sei se a recém-eleita mesa da assembleia subsitui a da comissão
instaladora logo no momento...
[3]: No caso de uma lista, um representante, no caso de individuais uma
pequena apresentação.

(Tenho de fazer um esforço para tornar estes mails menos longos...)

Vasco Figueira