[ANSOL-geral] duvidas e temas para debate

Vasco Figueira figueira arroba europe.com
Sat, 20 Oct 2001 00:58:24 +0100

Viva,

Ruben Leote Mendes wrote:

> Quem acompanha o movimento do software livre sabe que existem algumas
> divergências entre a comunidade do software livre, representada principalmente
> pela Free Software Foundation, e a comunidade open-source, representada pela
> Open Source Initiative. Para os mais distraídos aqui fica de novo o URL que
> explica em detalhe as divergências essenciais:
>
> http://www.gnu.org/philosophy/free-software-for-freedom.html

Eu nunca concordei muito com essa "guerra". Eu concordo inteiramente com
os ideais da fsf, e posso dizer que subscrevo 99% do site da gnu, mas
nunca senti muito presente o lado open-source, que, como descreve o lado
GNU, só quer saber de ver o código-fonte. Acho que a guerra é mais
artificial do que real.

Aliás, o código-fonte acessível é apenas um corolário de um dos
principios de liberdade do software:

* livremente usável
* livremente distribuível
* livremente vendível
* livremente modificável
	+ corolário: O código-fonte tem de estar acessível
* não patenteável

> As pessoas mais activas na criação da ANSOL estão do lado da FSF. Foi, aliás,
> na mailing-list da FSF Europa que entramos pela primeira vez em contacto uns
> com os outros, apesar de todos andarmos pelo mundo do software livre à vários
> anos sem nunca nos cruzarmos. Isto não significa que tenhamos alguma coisa
> contra o movimento open-source.

Sim, isso eu sei. Obrigado.

> Sendo as pessoas mais activas na criação da ANSOL adeptas do conceito de
> liberdade defendido pela FSF,

Também eu. Espero não ter sido mal interpretado.

> vamos seguir as recomendações da fundação.
> A associação não irá, à semelhança da FSF, utilizar o termo open-source e
> nem referirá o sistema operativo como Linux mas sim como GNU/Linux.

Como aliás é a denominação correcta.

> Resumindo, a ANSOL será uma associação que considera a liberdade um valor
> fundamental; não será mais um Linux Users Group em que vale tudo desde
> que não seja Microsoft.

Não! Que maniqueísmo! Acho que não percebeste o tom do meu mail
anterior. 100% ideal gnu, sempre.

> A divulgação devia realmente ter sido um pouco melhor.

A divulgação tem é de estar 100% (ok, 99%) feita antes da assembleia
original. Onde se validam os estatutos e se elegem os órgãos sociais.
Mas sobretudo fazer a divulgação dizendo não só que está a ser criada a
ANSOL, mas explicando que vai haver a votação inicial, blá blá,
assembleia, blá blá, eleições... Essas coisas. Só assim as pessoas tomam
consciência da importância de estarem presentes.

> Além disso a constituição legal da associação não impede ninguém de colaborar
> a qualquer altura, e mesmo fazer parte dos primeiros Órgãos Sociais uma vez
> que estes serão eleitos numa Assembleia Geral a convocar pela Comissão
> Instaladora. Já agora, estarias eventualmente interessado em fazer parte dos
> Órgãos Sociais?

Se até ao fim, concordar com os estatutos e com o regulamente interno, e
sobretudo, se tiver tempo, não vejo porque não. Mas é bem possível que
não possa por questões de tempo livre.

Vasco Figueira