[ANSOL-geral] Re: [ANSOL-geral] Eternas discussões

Jaime E . Villate villate arroba gnu.org
Mon, 12 Nov 2001 10:03:44 +0000

--+QahgC5+KEYLbs62

On Sat, Nov 10, 2001 at 01:24:54PM +0000, Rui Leite wrote:
> Nem todas as pessoas podem / querem / sabem escrever c=F3digo para criar =
essas
> alternativas. Enquanto n=E3o houver alternativa... usa software propriet=
=E1rio e
> n=E3o =E9 crime nenhum.

E, por isso, nem todas as pessoas deveriam pertencer a ANSOL.
Ninguem =E9 nunca obrigado a usar software proprietario; h=E1 sempre a op=
=E7=E3o de
n=E3o usar nada :-)
Obviamente h=E1 diferentes graus de software propriet=E1rio; em alguns caso=
s faltou
muito pouco para que fosse software totalmente livre, enquanto que em outros
casos h=E1 uma tentativa clara de monopolizar o mercado; teremos que saber
julgar diferentes casos em forma diferente. Mas independentemente
da situa=E7=E3o, no software propriet=E1rio est=E1 sempre impl=EDcito um pr=
oblema =E9tico
grave que =E9 precisamente o que ANSOL quer combater. Citando a R. Stallman:

  "Non-free software is a plan for subjugating and dividing the people who =
use
  it--an antisocial practice.  Our goal is to bring that practice to a halt.
 =20
  If you want to do the thing that we hope to halt, you have little
  common ground with us.  We will do our best to create a world in which
  nobody uses your proprietary products."

Exemplo: vamos contratar um artista gr=E1fico para fazer um cartaz da ANSOL
(seja voluntario ou asalariado). Obviamente que n=E3o vamos exigir que seja=
 uma
pessoa que nunca usa software propriet=E1rio; apenas vamos exigir que o car=
taz
seja feito com ferramentas e formatos livres.

Mas se pretendermos ser os l=EDderes do movimento do Software Livre em Port=
ugal,
temos uma responsabilidade muito grande perante a sociedade; essa
responsabilidade exige uma dedica=E7=E3o total ao software livre. N=E3o se =
pode ser
defensor do software livre unicamente =E0s segundas, quartas e sextas. E te=
remos
que estar preparados para explicar todo o que fazemos, no campo do software=
 (e
at=E9 outras quest=F5es que tenham a ver com liberdade), tanto dentro como =
por
fora da ANSOL.

> Eu posso ir do Porto a Braga com passagem por Faro... mas =E9 melhor se f=
or
> directo. As pessoas podem n=E3o ter pachorra para resolver um problema qu=
e, no
> total do trabalho, =E9 uma quest=E3o menor. E em termos de efici=EAncia n=
=E3o vejo o
> que isso tem a ver com o trabalho aparecer feito mais depressa ou mais de=
vagar.
E se Bin Laden conseguisse instalar uma linha TGV Porto-Braga com pre=E7os =
mais
baixos do que os da CP; preferias usar esses comboios para poupar tempo e
dinhero embora soubesses que o teu dinhero financia o terrorismo? :-)

> [...]
 algo
> e n=E3o viver de acordo com isso. Na vida esse =E9, muitas vezes, a situa=
=E7=E3o mais
> abundante.=20
> A t=EDtulo de * MERO * exemplo: os cat=F3licos n=E3o praticantes s=E3o me=
nos
> crentes que os cat=F3licos praticantes? Acho que n=E3o e n=E3o =E9 por es=
sa diferen=E7a
> que vamos apontar o dedo =E0s cren=E7as de uma pessoa. (Onde est=E1 "cat=
=F3licos" pode,
> obviamente, inserir-se o que se quiser!)

Eu s=F3 ateo mas j=E1 assist=ED muitas vezes =E0 misa cat=F3lica, presbiter=
iana,
metodista e judea. Em todos os casos fui bem-vindo a participar, mesmo que =
as
pessoas que me convidaram sabiam que n=E3o sou crente. Acho muito bem que e=
xista
essa toler=E2ncia. Mas quando se trata por exemplo de um sacerdote cat=F3li=
co
tamb=E9m acho que est=E3o no seu direito de exigir que seja uma pessoa que
acredite totalmente na relig=E3o cat=F3lica e que viva de acordo com essas
convi=E7=F5es.

Cumprimentos,
Jaime

--+QahgC5+KEYLbs62