[ANSOL-geral] Re: [ANSOL-geral] Usar software propriet?rio (era: Clientes de correio electr?nico)

Frederico S. Muñoz fsmunoz arroba ansol.org
Mon, 12 Nov 2001 01:37:09 +0000

--LZvS9be/3tNcYl/X

On Fri, Nov 09, 2001 at 07:34:24PM +0000, Rui Miguel Seabra wrote:

Antes de mais devo esclarecer que estou de acordo em que s? se deve
usar, por uma quest?o de convic??o pr?pria e de coer?ncia, software
n?o-livre quando 1) n?o se controlar a m?quina em que se est? a
trabalhar e 2) Quando n?o houver alternativa *nenhuma*.

Posto isto, alguns esclarecimentos:

(...)
> Claro que nao, mas nao se deve usar software proprietario, e apontar que
> e incongruente com a nossa posicao, especialmente existindo
> alternativas, usar software proprietario.
>=20
> Por exemplo, no caso do Frederico, ele consegue resolver o problema do
> proxy com um proxy na propria maquina.
>=20

Er.... como? Um proxy na pr?pria m?quina? Numa rede cuja ?nica sa?da
para o exterior ? um proxy 8080 que al?m do mais ? configurado com um
proxy.pac que nem o Netscape consegue ler? O que ? que um proxy na
minha m?quina ajudava?! E est?s a assumir que eu posso instalar um
proxy na minha m?quina...

Caso n?o tenhas percebido *n?o h? maneira de usar algo que n?o
o IE*! N?o ? por falta de tentativas, mas *n?o d?*. Eu sei que n?o
est?s na posse de todos os condicionalismos, mas quando eu disse que
*n?o dava*, bem, era para ser levado a s?rio, n?o era um
n?o-d?-porque-tenho-pregui?a-ou-n?o-seifazer.=20

E sim, j? li FAQS, j? tentei por todo o custo fazer funcionar o
Mozilla com o proxy.pac. At? parece funcionar. Falha de imediato a
autentifica??o ao servidor proxy, e fico na mesma.

> Usando o fetchmail, que suporta ntlm, ele resolve o problema do mail.
>=20

Meu caro, eu nem sei o que ? o ntlm... s? sei que tentei usar IMAP e
n?o deu. Como n?o sou utilizador ass?duo de Windows o termo ntlm a mim
n?o me diz nada.

> E muitas mais coisas, por isso o evolution ou o mozilla, ou outro nao
> suportarem ntlm para o mail nao e desculpa no seu caso. O que ja o sera,
> e nao saber que o fetchmail suporta ntlm :)

O evolution corre em Win2000? Quanto ao mozilla... n?o funciona. J?
instalei, j? tentei. N?o d?.=20

Quanto ao fetchmail ? novidade para mim que suporte uma coisa da qual
at? o pr?prio nome eu desconhecia. Agrade?o o conselho, vou
experimentar.

O que eu acho piada nisto ? que pareces pensar que usar Outllok para
mim ? um del?rio... ? a primeira vez na minha vida que o estou a
utilizar e se f?r preciso fa?o telnet para o porto 25, s? que n?o
funciona.
=20

>=20
>=20
> Eu tambem, mas essa pessoa _nao_pode_ ir defender o software livre
> publicamente sem correr o risco de ser visto como hipocrita, ou pior...
> de fazer publicidade negativa sem querer... (entao, o software livre e
> tao bom mas precisas de usar software proprietario???)

Concordo com isso tudo, mas fazemos uma coisa: ponho-te uma m?quina
com Windows ? frente, sem privil?gios de administrador, com a rede
toda configurada de forma a n?o poderes usar mais nada (mesmo mais
nada) e digo-te: escreve um mail nos pr?ximos 5 minutos.=20

O que ? que fazes?

Ainda o mais giro nisto tudo ? que tomei h? pouco tempo uma solu??o
bastante radical na minha vida (que ir?o saber qual ? daqui a pouco
tempo) que tem a ver com este tipo de condicionalismos.

Pe?o desculpa se pare?o demasiado preocupado ou at? duro, mas se a
algu?m n?o agrada a situa??o de ter de usar software n?o-livre ? a
mim; se eu soubesse de forma a n?o o usar algu?m duvida que eu j? o
teria feito?

Um abra?o,

fsm=20

--=20