[ANSOL-geral] Re: [ANSOL-geral] Estatutos e definição de software livre

Paulo Trezentos Paulo.Trezentos arroba iscte.pt
Fri, 02 Nov 2001 16:55:18 +0000

Viva!

> Também pelo que me lembro, o problema e' que nao e' assim tao interno=
,
> poruqe a PTNet nao e uma organizacao formal e o "nodos" da rede de IRC
> nao lhe pertencem. Tipicamente sao computadores de ISPs ou universidade=
> ligados à rede.
Eu estive na reunião onde esse problema surgiu, penso que ate' decorreu
na FEUP, e a questão que foi levantada pela FCCN foi a seguinte: o
código corre em X máquinas (de ISPs e universidades), logo apenas temos
de distribuir o código a essas entidades. O codigo foi distribuido a
essas entidades da seguinte forma: esta' na FCCN em papel e os
interessados so' o podem consultar nas instalacoes da FCCN e nesse
suporte.
Quem não concordar, sai da rede.
Lembro-me que nessa altura o ISCTE, e a par da UALG, fez um protesto
formal mas de nada serviu. Como já aqui foi dito, face 'a GPL isso e'
aceite.
Qual o problema desta situação? Nao o facto de desrespeitar a GPL -e
parece-me que nao o faz- mas de abusar da posicao de coordenacao.

> O problema é que se os donos desses computadores pediam a source
> esta era-lhes negada.
Como eu disse no paragrafo acima, tb nao foi bem assim.

> Se isto fosse tolerado, havia um buraco enorme na GPL.
>
> Um cenário:
>   - pego num progama X, GPL, modifico-o e crio o progama Y.
>   - crio o "clube de utilizadores do programa Y"
>   - só distribuo os binários aos membros do clube
Mas aqui e's obrigado a distribuir as sources a esse utilizadores.

>   - não é problema porque é uso interno
>
> Até a microsoft podia viver bem com um cenário destes.
Mas e' mesmo assim.

Um abraço.