[ANSOL-geral]Re: Pagina do ministerio da educacao IE only (Gustavo Homem)

Paulo Ferreira paulo arroba gape.ist.utl.pt
Sun, 23 Dec 2001 13:30:53 +0000 (GMT)

> Gustavo wrote:

> Obrigado a todos pelas respotas. Acho que nao devemos desarmar deste
> problema, pois em Portugal os "web-designers" estão muito mal habituado=
s e
> isto não deveria ser tolerado em sites oficiais.
	É verdade, é um problema importante, mas não sei se o estaremos a
abordar da melhor forma.
	Acho que a solução correcta (e compatível com as linhas de
desenvolvimento do software livre) é pressionar os criadores não a fazer
com que as páginas sejam visíveis nos browsers x e y, mas com que obedeçam
aos standards. Não há hoje desculpa para usar features proprietárias. Se o
web consortium (w3.org) se deu ao trabalho de escrever uma norma, a ideia
é cumpri-la - só assim é que se garante que a informação é transparente ao
browser, e que qualquer pessoa pode escrever um browser compatível com as
páginas bem escritas. Se as pessoas que desenvolvem browsers acham que era
bom introduzir uma nova feature, o que têm a fazer é propô-la ao w3.

	Era assim que as coisas deviam funcionar. Infelizmente,
verificamos que como há duas empresas que têm o mercado quase todo, podem
fazer o que querem e os outros têm de andar a fazer clonagem barata das
coisas. Acho que era esta a mensagem a divulgar. Não "Estão a esquecer-se
dos browsers não MS" mas "Não estão a cumprir as normas que deviam.".

> Onde ficaria alojada a lista de sites problemáticos ?
	Conheço um gabinete no técnico com uma página sobre informática
dada ao software livre. Acho que o responsável é um tipo bacano e não se
importava nada de a alojar.

	Parabéns a todos por estarem a lutar pela liberdade do software.

	Fiquem bem,

	Paulo Ferreira