[ANSOL-geral]ASSOFT

Gustavo Alberto Homem gach arroba mega.ist.utl.pt
Thu, 20 Dec 2001 21:47:47 +0000 (WET)

> Isto e tipico FUD da MS, o qual muita gente come, repete a dose, e nem
> se apercebe do cianeto contido!
>
> O trabalho em paralelo de varios projectos com ambitos semelhantes e uma
> coisa boa, pois permite a) concorrencia b) evolucao de diferentes ideias
> e perspectivas.

Estava-me a referir a por exemplo :

- Estruturas de sistemas de ficheiros
- Metodos da packaging
- Programas de configuracao (incluindo do X, do som, etc...)

Isto da' imenso trabalho, e o trabalho e' repetido por todas as inumeras
distribuicoes que existem. Se existisse uma normal , os programadores
poderiam fazer outras coisas uteis , poupavasse tempo e ganhavasse
software.

Nao me estava a referir a Kde vx Gnome por exemplo.

Posso me referir a por exemplo existirem inumeros projectos de office para
linux (veja-se xut.homeip.net/faqlinux/links.html) mas nenhum cumpre 'a
data os requisitos das massas ( nao vamos comecar com discusseoes "eu
gosto do latex" , "o abiword e' que e' bom" etc....eu tambem gosto muito
do staroffice e nao me queixo, mas as massas exigem outras coisas).

Veremos o StarOffice 6 ou o OpenOffice quando estiver estavel. (ainda nao
tentei)

O esforco e' incomensuravel  e feito em paralelo, nao bastariam dois
projectos ? (nao estou a discutir se era viavel ou nao juntar tudo,
limito-me a observar os factos)

Outro exemplo: ha N projectos de media players para linux e so'
recentemente com o mplayer e' que se conseguiu ter um programa decente
para a generalidade dos videos e mesmo assim
e' dificil (para quem nao tem calo) de configurar.

(mplayer, xine, aviplay, xmovie, lamp,oms,zzplayer, xtheater, xmps, gstreamer,
movietime, mpegplay, plaympeg, gtv...ja chega ? )

Ha uns tempos atras eu interrogava-me ? Para que tantos, se nenhum
funciona decentemente ?

Um contra exemplo bom e' o XFree, que e' um projecto centralizado e que
tem tido uma boa evolucao dentro das limitacoes que eles tem.

> O que ele quer dizer como padronizar, penso eu, e mais daquelas
> acusacoes da Microsoft:
>   MS: instalar uma coisa num linux talvez funcione, mas se mudar de
> linux os programas deixam de funcionar

E e' verdade !

> Ora, isto faz sentido n o mundo dos binarios proprietarios. No software
> livre, a grande maior parte das vezes, basta recompilar o software.
>
> Quantas vezes nao tive de pegar num src.rpm so para fazer rpm --rebuild,
> porque quem tinha feito o rpm do binario tinha bibliotecas diferentes
> das que eu tinha, mas compativies? (felizmente nao muitas mas ja
> aconteceu) Bastou recompilar et voit la.

Claro, todos sabemos isso, isso para um newbie e' _assutador_ ....

Ate' breve
Gustavo