[ANSOL-geral]Busca de projectos open-source portugueses...

Rui Miguel Seabra rms arroba multicert.com
20 Dec 2001 19:37:59 -0500

--=-rPP3+8mutaFTsHk+D6qN

On Thu, 2001-12-20 at 13:47, Carlos Baquero Moreno wrote:
> Cada autor deve ser livre de escolher a sua licen=E7a e de arcar com as
> consequ=EAncias da escolha ...

O problema e que nao e so o autor que arca com as consequencias da sua
escolha, mas sim toda a gente.

Vamos por a seguinte situacao hipotetica:

   Como toda a gente sabe, o ftp da Microsoft veio de um ftp licenseado
com a BSD.
   Se todas as copias da source excepto a da Microsoft do codigo fonte
desaparecessem, a Microsoft poderia estar numa situacao de forcar as
pessoas a so usar o seu cliente proprietario, o que e mau, e a forcar ao
desenvolvimento de raiz de um novo cliente de ftp. Esforco que se
deveria poder poupar.
   Se em vez da BSD o ftp fosse GPL, a Microsoft, ao distribuir o ftp,
deveria distribuir as sources do ftp tambem em GPL, e assim o codigo
base nao estaria de todo perdido.

 Claro que o ftp e um programa muito basico, mas imaginem isso com um
programa muito importante e muito dificil de desenvolver, por exemplo, o
OpenOffice. Imaginem que todas as copias GPL/LGPL do OpenOffice
desapareciam por algum motivo. A SUN estaria no seu devido direito de o
voltar a libertar so com a sua licensa nao livre ou de forma
proprietaria, fabuloso, nao era?

Achas mesmo que eram so os developers que ficavam empobrecidos?
E os users que ficavam limitados a versao proprietaria?

O objectivo e libertar pela liberdade de todos, e nao apenas dos
developers.

Por isso nao, nao posso concordar que cada um escolhe a licensa que
quer. Deveria escolher uma licensa livre.

NOTA: a BSD nao e uma licensa livre, pois permite que derivacoes do
codigo sejam tornadas proprietarias, terminando efectivamente a
liberdade de quem receba essas derivacoes do codigo. A liberdade de uns
termina onde comeca a dos outros.

Hugs, rms

| but it is very important that you do it -- Ghandi
+ So let's do it...?

--=-rPP3+8mutaFTsHk+D6qN

--=-rPP3+8mutaFTsHk+D6qN--