[ANSOL-geral]ASSOFT

Jaime E . Villate villate arroba gnu.org
Thu, 20 Dec 2001 08:28:15 +0000

--NzB8fVQJ5HfG6fxh

On Wed, Dec 19, 2001 at 10:53:18PM -0500, Rui Miguel Seabra wrote:
> Esta decidido.
>=20
> Depois da brilhante entrevista ao Sr. Manuel Cerqueira da ASSOFT, esta
> visto que vou mesmo escrever uma resposta que podera eventualmente ser
> uma comunicacao da ANSOL a respeito do assunto.

Ainda n=E3o o fizeste? eu pensava que j=E1 tinhas respondido :-)
Parece-me muito boa ideia que respondas em nome de ANSOL e que guardes copia
da tua resposta no reposit=F3rio CVS (at=E9 podemos dar uma vista de olhos =
e fazer
sugest=F5es r=E1pidas antes de a enviares).

> [...]
> -------------------
> http://jornal.publico.pt/2001/12/17/Computadores/TI05.html
>=20
> Para Manuel Cerqueira, estes s=C3=A3o motivos de sobra para que o Governo
> adopte finalmente uma posi=C3=A7=C3=A3o formal, clara e forte com vista a=
 apoiar a
> defesa da propriedade intelectual do "software" e a auxiliar as pequenas
> e m=C3=A9dias empresas (PME), cuja fragilidade financeira, na perspectiva=
 da
> Assoft, as impede muitas vezes de adquirir "software" devidamente

De referir que o par=E1grafo =E9 da autoria do jornalista do P=FAblico e n=
=E3o de Rui
Miguel (como n=E3o usaste aspas, a primeira vez que o li pensei que o comen=
t=E1rio
era teu).

N=F3s at=E9 concordamos com o senhor Cerqueira em que a "pirataria" deve
acabar. Mas a nossa diverg=EAncia =E9 na forma de acabar com ela; eu at=E9
pergunto-me se essa referida diminui=E7=E3o de 100% para 43% no uso de "sof=
tware
pirata" n=E3o ter=E1 a ver com a adop=E7=E3o do GNU/Linux em algumas empres=
as. Ser=E1
que nessa estat=EDstica o senhor Cerqueira est=E1 a incluir unicamente soft=
ware
propriet=E1rio? e que m=E9todos cient=EDficos reproduz=EDveis estar=E1 a us=
ar para obter
essas estat=EDsticas? s=E3o perguntas que eu gostava que lhe fizesses.

Muito interessante a =FAltima parte do artigo:

 "Mas ser=E1 que valer=E1 a pena continuar a lutar pela defesa da proprieda=
de
  intelectual dos programas inform=E1ticos, numa altura em que um dos siste=
mas
  operativos que congrega mais programadores =E9 o Linux - um "software" ab=
erto
  e gratuito, criado no mesmo ano da funda=E7=E3o da Assoft que, tal como o=
 nome
  indica, pode ser livremente distribu=EDdo, copiado e modificado por todos=
?"

N=E3o sei se o senhor Cerqueira conhece os artigos do Stallman sobre
"propriedade intelectual" (mais um termo err=F3neo igual que "pirataria"
inform=E1tica).

> Agora, tendo em conta a entrevista no tek (
> http://tek.sapo.pt/4S0/297480.html ) urge uma resposta.

Ah, essa n=E3o a conhecia; obrigado pelo URL. Realmente =E9 urgente esclare=
cer o
senhor Cerqueira em muitos assuntos sobre software. E =E9 indispens=E1vel
estabelecer o contacto entre ANSOL e ASSOFT.

N=E3o te esque=E7as de trabalhar no CVS para escrever a tua resposta e assim
podermos ajudar.

Um abra=E7o,
Jaime

--NzB8fVQJ5HfG6fxh